Chega de gostosa!
- Escrito por: Sofia Belo
- 24 de nov. de 2014
- 2 min de leitura

Artur Xexéo resolveu, há duas semanas, expor sua opinião acerca do vídeo produzido pela ONG americana, Hollaback, que tem como objetivo denunciar e combater o assédio sexual sofrido pelas mulheres. A essa altura do campeonato, todo mundo já deve estar a par desse vídeo que viralizou e foi alvo das mais variadas discussões, inclusive das que querem desqualificar a causa do combate a violência contra a mulher.
Apesar de estarmos em pleno século XXI, é muito comum ouvirmos e lermos coisas como essas expressas por Xexéo que se agarra em qualquer detalhe que possa usar para criticar a denúncia de uma realidade que nem a dele é. E, não satisfeito em encher toda uma página com argumentos rasos, superficias e pautados numa visão completamente alienada da situação, decidiu fazer tudo de novo!
Quer dizer, não bastou sua caixa de e-mail lotada (como ele mesmo disse) de reclamações de mulheres ofendidas com a sua coluna para que abaixasse a cabeça e admitisse o erro. Não bastou nem os dois e-mails que ele fez questão de divulgar em sua segunda coluna! Ofendidíssimo por todas essas mulheres contestando a visão dele, que afirma com certeza absoluta, nas últimas linhas da primeira parte de sua obra, que o verdadeiro medo da mulher carioca ao andar sozinha pelas ruas da cidade é apenas do assalto! Realmente nós temos de admitir que Xexéo sabe mais...
Ele sim sabe extamente o que é a invasão e agressão que se sofre rotineiramente apenas por conta de seu gênero. Afinal, como ele vai achar sentido na própria vida sem poder dar uma virada de cabeça, logo após a passagem da mulher, para... hummm... conferir o material (sic)? Isso sim é um assédio a sua liberdade de expressão.
O tom de deboche e desconfiança usado para escrever suas duas colunas é, no mínimo, um desrespeito e desserviço que só servem para estampar a importância de continuarmos batendo nessa tecla que é o combate a violência contra a mulher, não podemos mais aceitar que cerceiem toda uma discussão sobre assédio e cantada de rua com argumentos voltados apenas em relativizar essa realidade de agressão fisica e psicológica que nós mulheres estamos inseridas.
E sim, Xexéo, suas duas colunas atrapalham o meu direito de ir e vir.

...
Sofia Belo tem 21 anos, é estudante de Publicidade e Propaganda na PUC-Rio e uma das idealizadoras do projeto "Hoje eu quero voltar sozinha".
...
Comments